CHIPRE




BANDEIRA


Consiste num rectângulo de fundo branco. No centro há um mapa de toda a ilha, em cor de ouro estando colocada por cima de dois ramos de oliveira.


                           

 LOCALIZAÇÃO  

- Chipre está situada no Mar Mediterrâneo, a sul da Turquia, a norte do Egipto e Israel. É a terceira maior ilha do Mediterrâneo.



- O país encontra-se dividido em duas zonas na capital. A zona a norte que é administrada pelos cipriotas turcos e a zona sul que é administrada pelos cipriotas gregos.





ÁREA DE SUPERFÍCIE – 9250 Km2



HINO 

Reconheço-te pelo gume
Do teu temível gládio;
Reconheço-te por esse rápido olha
Com que fitas o horizonte.

Saída das ossadas
Sagradas dos  helenos,
E pujante da tua antiga bravura,
Saúdo-te, saúdo-te, Oh Liberdade
 
  










  







 MOEDA – Euro



 
ANO DE ADESÃO À UNIÃO EUROPEIA  - 2004



CARACTERISTICAS DA ILHAé uma ilha montanhosa, a norte existem os montes Kyrenia e a sudoeste erguem-se os montes Troodos, onde está o ponto mais alto da ilha, o MONTE OLIMPO, com 1953 metros de altitude.
O CHIPRE é muito rico em termos culturais.


CAPITAL Nicósia – É uma pequena cidade, que se encontra situada aproximadamente no centro  da ilha, está dividida entre a zona Turca e Cipriota pela “linha verde” que é uma barreira que faz a divisão da ilha.
NICÓSIA
                                                                                                                                                                                                                           

CIDADES MAIS IMPORTANTES Limasol – é considerada a segunda cidade mais importante. O principal atractivo é a sua vida nocturna, o Festival do Vinho que se celebra todos os anos, o Festival Internacional de Arte e o Carnaval. Um atractivo turístico é o antigo Castelo de Limasol que nos dias de hoje é um precioso Museu da Cerâmica Medieval.



RUÍNAS - LIMASSOL
                                                
- Larnaka– é uma cidade costeira dedicada ao turismo nacional e internacional. Aqui encontram-se os principais hotéis de luxo e o aeroporto internacional. Possui um porto com capacidade para 200 iates. No centro da cidade encontra-se a Igreja de São Lázaro que é patrono da cidade.


IGREJA EM ST LAZARUS - LARNAKA

COMPLEXO TURISTICO EM PERVOLIA - LARNAKA


-   Pafos  - Outro lugar de interesse é Pafos que se situa na zona oeste da ilha. É aqui que se encontram os famosos Jardins de Afrodite, um lugar de rara beleza que convida ao relaxamento e também o Forte de Pafos que é considerado pela UNESCO como património cultural da humanidade.


FORTE DE PAFOS - VISTA NOCTURNA


FORTE DE PAFOS
 
 - Agia Napa – Zona de praias visitadas por muitos turistas. Aqui há a destacar a Baia de Agia Napa e a Baía de Protaras, assim como as igrejas e mosteiros da zona.


LÍNGUAS OFICIAIS Grego, Turco e Inglês como segunda língua.



GASTRONOMIA –  Os cipriotas têm uma alimentação mais saudável que os restantes vizinhos, cozinham com menos óleo. 



 
As especialidades gastronómicas locais são os  tradicionais MEZZE são acepipes servidos como prato principal, que a  norte do Chipre na zona turca são servidos com RAKI ( licor derivado da uva e com sabor a anis).








A estes acepipes dá-se o nome de OREKTIKÁ. E na zona sul são servidos com OUZO é uma bebida espirituosa com sabor a anis e que fica com aspecto leitoso quando se lhe adiciona água, tem uma graduação alcoólica entre os 37ª e os 50ª.


O queijo HALLOUMI é um queijo tradicional do Chipre, feito apartir de leite pasteurizado de ovelha e de cabra, hortelã, sal e coalho. É branco, com sabor salgado, este queijo pode ser frito ou grelhado.
O prato típico mais conhecido é a MOUSSAKA é preparado de  várias formas, mas a mais clássica é a de beringela com carne de cordeiro. È um prato feito em camadas intercaladas e depois gratinado no forno.
O KEBAB também é uma refeição muito comum no Chipre. É uma espetada com pedaços de carne, por vezes entremeados com vegetais que vão a assar ou grelhar no forno ou na brasa.
Os doces também são uma tradição na culinária do Chipre, na sobremesa nunca falta o iogurte.


  
FESTASQuase em todas as semanas existem festas no Chipre, quer sejam festas religiosas ou simples festivais. Algumas das festas mais importantes são: 
                          PANIGIRI é uma festa que comemora o dia de um Santo, é ao ar livre e realizasse em algumas aldeias.
                          EASTER realizasse na Páscoa e é o evento religioso grego ortodoxo mais importante.
                          CARNAVAL
                          ANTHESTERIA - é um dos quatro festivais em honra de Dionísio ( Deus do vinho e da fertiidade ), que acontece anualmente nos meses de  Fevereiro-Março durante três dias.



 


                            KATAKLYSMOS ou Festival do Dilúvio
Ao longo de todo ano há também, teatro, concertos, exposições e festivais populares.



CLIMATem um clima mediterrâneo, com verões longos e secos, desde Maio e Outubro, e Invernos de Dezembro a Fevereiro.
A Primavera e o Outono são muito curtos.

TURISMOChipre é uma ilha encantadora, onde se pode fazer turismo, visitando locais históricos. Tais como:

-  RUÌNAS DO SALAMIS na Cidade de Salamina





-  Monte Olimpo para usufruir de paisagens maravilhosas




-  Castelo de Kolossi




- Praias ao longo da Costa , especialmente em Aya Napa que é o principal destino turístico da ilha




 

TRADIÇÕES CIPRIOTAS E GREGAS

NATAL
GASTRONOMIA
         O Natal celebra-se a 25 de Dezembro. Nos 40 dias  antes do Natal e para se prepararem para a festa religiosa muita gente deixa de comer carne, leite e ovos.
       Os biscoitos tradicionais chamam-se – melomakárona- e – curabiédes.
       Depois da missa a família come uma sopa de canja de galinha com limão e ovos. Esta sopa serve para preparar o estômago para depois comerem a refeição normal.

ANO NOVO
       O bolo rei chama-se vasilópita, tem a tradição de ser feito com laranja e amendoins. Quem encontrar a moeda que é colocada dentro do bolo, vai ter sorte no ano seguinte.

ÁRVORE DE NATAL
       No Chipre também fazem a decoração da árvore de Natal, mas na Grécia a decoração é de um barco, há quem diga que este símbolo representa a chegada do Deus Dionísio.